Lembro-me ainda hoje o dia em que recebi a notícia que havia passado no vestibular e ingressaria no curso de Psicologia no Mackenzie. Sentado em meu computador, ao olhar o meu nome na lista de aprovados, levantei subtamente e corri para abraçar os meus pais e irmãos. Telefonemas, mensagens pela internet, era tudo motivo para festa.
Em poucos dias o meu cabelo se foi... e os primeiros sinais de uma barba começaram a aparecer. Por mais falha que a mesma seja, isso me mostrava maturidade, ou o começo desse caminho...
Muito receio frente ao futuro que me esperava. Muito jovem para uma faculdade. Muito incerto sobre minhas escolhas. Muito de tudo um pouco.
Ainda com o espírito do final da adolescência, muita bagunça em algumas aulas, pouco proveito em algumas matérias, porém novas pessoas ao meu redor e, pela primeira vez, senti pessoas parecidas comigo tanto quanto a visão de mundo, como a visão do ser humano...
Mudei. Moldei-me. Apresentei-me a mim mesmo.
De grupos eu fiz parte. De conflitos eu fiz parte. De aprendizado eu fiz parte. De amizades eu fiz parte. De um passado eu fiz parte.
Conflitos existênciais tomaram conta da minha cabeça.
Aos poucos deixei aquele antigo e imaturo sujeito para trás, proporcionando um novo caminho a se trilhar para aquele "eu" ainda obscuro. Porém, sou o que sou hoje, por já ter sido diferente.
Senti raiva do mundo. Senti pena do ser humano. Deixei os sentimentos me tomarem.
Aprendi que não posso ajudar quem não quer ser ajudado. Aprendi (por meio de alfinetes) que existem diversas partes com diversos nomes bizarros dentro de nossas cabeças, mais especificamente no cérebro.
Senti desespero ao perceber que o final da faculdade se aproximava, e que estaria solto no mundo em breve.
Reuni-me com meus amigos, desfrutando e compartilhando ensinamentos, além de boas risadas e momentos com os mesmos, os quais já deixavam saudades poucos minutos após ocorrerem...
Realizei e apresentei o tão temido e falado Trabalho de Conclusao de Curso (TGI no meu caso). Suei, tremi, consegui.
Especialize-me em algumas áreas, dentro de meus estágios obrigatórios no último ano do curso. Suguei o que podia, dei surra nos livros, e fui convidado para expor meu caso no último evento como aluno da faculdade. Que responsa!
Acredito que não poderia haver melhor jeito de terminar a faculdade. Foi com chave de ouro. Não penas pela apresentação ter dado certo, mas por ter minha família ao meu lado, e as pessoas que me moldaram como PSICÓLOGO ao longo desses cinco anos, meus colegas de profissão, meus amigos!
Desejei voltar atrás e começar a faculdade novamente, porém com a cabeça que hoje tenho.
Colação de grau e festa de formatura para nos coroar e nos conceder uma nova identidade dentro de nossa sociedade. Agora sim, podemos tirar o tão aguardado C.R.P., parece surreal.
As saudades se fazem presente. Um filme passa em minha cabeça. Um sentimento de vazio parece que ocupa um lugar dentro de mim. Porém, também uma sensação de dever cumprido. Uma sensação confortante. Um novo homem.
Como disse o meu tio, fico feliz por fazer parte de uma profissão que visa aliviar o sofrimento humano que é cada vez maior e difícil...
Enfim, Psicólogo!
9 comentários:
Mais uma vez parabéns pela formatura !!!!!!!PSICOLOGO !!uhulll !!!!!
Parabens, meu! Sei como voce se sente! Parabens mesmo, vc merece!
Que orgulho do meu amigo!
Abracaoooooo
Gosminha e Chulas! Dois brothers sem noção! Amo vocês! Bjs man's!
Tenho que dizer o quanto me sinto orgulhosa do meu cunhadinho querido! E não me canso de dizer: PARABÉNS, PARABÉNS! Bjs!
O que falar depois das tuas próprias palavras? Hein?
Velho, tanto para você quanto para aos outros da nossa turma - mais uma vez - parabéns! Bem vindos ao novíssimo mundo dos psicólogos; ele é inteiro seu!
Aproveite da melhor e mais tesão forma possível! E que eu sei que você vai aproveitar!
Um abração do Sorocabano que está contigo agora, ontem e sempre que puder!
Falow! =D
Quase não tenho o q dizer depois de ler o seu texto. Intenso, verdadeiro e realmente Surreal. Me comoveu, me emocionou, ainda mais por saber que faço parte dessa história, assim como vc faz da minha.
Acho apenas que esqueceu de comentar, pois a sua modéstia e integridade não permitiriam, como vc terminou essa faculdade com um reconhecimento incrível de sua família e amigos, como todos o aplaudiram e sempre tiveram vontade de prestigiá-lo. Pelo ser humano, ético, responsável e agradável q vc é. Com certeza, um dos poucos que foram tão queridos por muitos nesse curso. Vc é fantástico!!! E sei como muitos concordarão com isso. Com certeza será um incrível profissional, pois como pessoa a vida já cuidou de moldar muito bem.
Seja bem vindo a nova vida, seja bem vindo incrível e querido Tôca!!!
Abraços
Parabéns Thiago!! Pela conquista!! Que Deus continue a iluminar o seu caminho, ainda mais agora!
Parabéns também pelo novo trabalho!!
Abraços
Isso ae Primão !!!!!!!!!!!
Parabéns por essa conquista !
Agora muita força e Fé nessa nova fase da vida !
Te Amo!
Beijão!
Postar um comentário